sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio 2016: Yes we Créu.

Até então, as cidades de Chicago, Tóquio, Madri e Rio de Janeiro competiam para sediar as olimpíadas de 2016. Após o anúncio do Rio como cidade vitoriosa, o comitê madrilenho teceu fortes críticas à escolha da cidade maravilhosa, destacando a apresentação “chata e monótona” do comitê brasileiro.

Chata? Monótona? Para alguns podia passar em branco, mas não para mim! Fui buscar mais informações sobre as tais apresentações. Com um pouco de feeling e umas vistas em minhas mídias sociais, me deparei com algo do universo cotidiano dos comunicadores.

Lógico que não vencemos por causa dele, mas o vídeo institucional do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) não foi só a cereja do bolo! A ferramenta apresentada ao Comitê Olímpico Internacional (COI) foi decisiva para a vitória do Rio de Janeiro como sede dos jogos de 2016.

Está no imperativo, é uma ordem: vá agora ao Orkut e ao Facebook e veja quantos dos seus amigos adicionaram o vídeo institucional. Por quê? Eu respondo!

A linguagem utilizada no vídeo não era “chata e monótona”, era fruto de um discurso integrado, coeso, que “rimava” com a gravata listrada de verde e amarelo do Lula e com a alegria do nosso povo. Para desespero do comitê madrilenho, este fruto ficou assim:

Devo ser chato e monótono, porque não parei de pesquisar. Fui buscar a ferramenta institucional que Madri levou para apresentação.

Bom, achei o vídeo! Estão aqui os longos (quase eternos) 5 minutos:

Então, antes de aprender como se faz uma olimpíada, aprenda como se faz comunicação de forma séria. Entendeu, Madri?

É isso, tá aqui, tá descrito!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Só uma coisa, esse video da Espanha que você postou, é na verdade das instalações olimpicas da cidade e nao o video de apresentação. O Brasil tb fez um, e serio tao chato como esse, bom, talvez um pouco melhor hehehe...

    corrige ai, e use melhores argumentos para fazer uma critica construtiva, tenho certeza que você é capaz e vai encontrar varios!!!

    Carol Lagamba: publicitaria, desing, fotografa, atleticana e tb criativa! Cidada brasileira e espanhola!

    obs: muito legal seu blog!

    ResponderExcluir
  3. Não senhora, o vídeo é esse mesmo!
    O link foi enviado para mim por um brasileiro que está morando em Madri e assistiu ele em praça pública.
    De fato, o Brasil tem um vídeo que mostra as instalações, mas não é tão chato... Até porque não temos tantas instalações prontas, diferente dos madrilenhos!

    Só pra fechar... A crítica está fundamentada nos conceitos de discurso deliberativo (encontrado em A arte retórica de Aristóteles) e Comunicação integrada (podendo ser visto em Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada de Margarida Krohling Kunsch).

    Dá uma olha nessas referências!

    Bjouus!

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro. Joia?
    gostei das dicas pra ter um bom senso critico!

    Que ele esteja morando lá não tem nada a ver, você pode ter acesso a esses videos mesmo daqui do Brasil, entra no proprio site que eles contruiram: www.madrid2016.es aqui estão uns dos varios videos que eles realizaram! O que mais gostei e não está no site, foi o que eles passaram na globo, tem ele no youtube, so que a qualidade na está boa e tem os comentarios dos reporteres da globo.

    obs: seu amigo brasileiro, que mora em Madrid, provavelmente puxaria "saco" pro Brasil e ate de uma maneira ofensiva, pq o tipo de estranjeiros que estão morando na Espanha estão muito agressivos, tipo resumindo "cospem no prato que comeu", ta tendo um grande probelma com iso la, nao so os brasileiros assim, mas outros latinos tb. Questões interessantes pra serem estudadas em sociologia e antropologia o pq desse comportamento! hehe

    ResponderExcluir