quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O curioso sexo das mídias.

Quantas vezes na vida você já ouviu falar em cross media? Se você não for presidente, garanto que é possível contar nos dedos. Cross media é um termo utilizado para designar o fenômeno causado pelo cruzamento de meios de comunicação. Este é relativamente raro, mas seus efeitos possuem alto nível de impacto comunicacional e social.

No Brasil o termo cross media foi traduzido como mídias convergentes na época em que o assunto estava em pauta, ou seja, quando os celulares começaram a se transformar no que são hoje.

Aliás, tenho a impressão que meu celular vai participar do próximo filme do Steven Spilberg. Porque ele é telefone, televisão, rádio, câmera e outras coisas que eu ainda não descobri. Trocando em miúdos, um verdadeiro Trasformer!

Enfim, cross media ou mídias convergentes são fusões entre mídias que sempre acarretam novidades. A cross do momento é fruto de um experimento da Pepsi e da CBS. O novo anúncio é o cruzamento de revista e televisão. É sério, não acredita?

O refrigerante fez uma parceria com a rede de televisão americana CBS. O anúncio será veiculado na revista Entertainment weekly, mas apenas nas edições de assinantes das cidades de Los Angeles e Nova York.

Quando os leitores da revista virarem a página, uma pequena tela de LCD será ativada e trará os atores da série The Big Bang Theory explicando como lidar com a nova mídia. A página conta com cinco botões que ativam o comercial da Pepsi, os trailers das novas produções da CBS e os clipes da séries How I Met Your Mother e Two and a Half Men.

O chip que dá vida ao novo anúncio é fabricado pela Americhip e comporta até 40 minutos de vídeo. Entenda melhor essa loucura de revista que fala com você no curto filme abaixo:

É um novo mundo abrindo suas portas. Aproveitem publicitários de plantão!

É isso, tá aqui, tá descrito!

2 comentários:

  1. enquanto isso, na África... ou ali mesmo, do lado, no complexo do alemão...

    mas interessante isso!

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  2. Não é funcional. Acredito que ferramentas e-readers como o Kindle da Amazon e o Reader da Sony são o futuro da mídia/publicidade digital. Claro que melhor desenvolvidos, possuem um potencial enorme a serem explorados.

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